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Gestão de fraudes - 16.09.2020

O aumento do número de fraudes no sistema bancário durante a pandemia

Saiba mais sobre o crescimento de golpes bancários e como os bancos estão atuando em relação ao assunto

O aumento do número de fraudes no sistema bancário durante a pandemia

A crise provocada pelo coronavírus impulsionou mudanças na rotina de todos os setores. Diante desse novo cenário, o uso da internet tornou-se mais frequente, devido à necessidade das pessoas acessarem e utilizarem as funcionalidades do ambiente digital a fim de se adequar ao isolamento social.

Os serviços bancários, em grande parte, foram adaptados e muitos usuários passaram a utilizar integralmente os aplicativos da sua instituição para realizar pagamentos, transferências, investimentos e por aí vai. Por consequência, as fraudes bancárias também aumentaram por conta da exposição de informações pessoais na internet.

Se você quer saber mais sobre o crescimento de golpes bancários e como os bancos estão atuando em relação ao assunto, continue a leitura!

A crise e o aumento de fraudes no setor bancário

Em meio ao isolamento social, os fraudadores perceberam oportunidades de aplicar golpes, o que preocupa o setor bancário e a população em geral.

No geral, os crimes ocorrem por meio de canais digitais e telefone. E, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), esses golpes financeiros, que já eram recorrentes no país, aumentaram em 70% durante o período da pandemia.

Por um lado, a facilidade no acesso a bancos digitais possibilita que os usuários realizem pagamentos e executem diversas transações com o uso de um dispositivo móvel. No entanto, muitos cibercriminosos utilizam o mesmo meio, solicitando algum pagamento ou alterando links, boletos ou acessos.

Entre as situações, podemos citar alguns ataques de phishing bem conhecidos, como o boleto falso e e-mail referente a serviços de água e energia elétrica. Para você ter uma ideia sobre o crescimento desses golpes nos últimos meses, uma pesquisa realizada pela Refinaria de Dados constatou, que no período entre 20 de março e 18 de maio, a busca por dados pessoais e bancários cresceu 108% na dark web.

Papel das organizações financeiras diante desse cenário

O contexto acima mostra a importância dos usuários adotarem medidas mais seguras ao utilizar a web, principalmente quando for realizar pagamentos ou acessar dados bancários. Os bancos, por sua vez, também têm um papel importante nesse cenário e podem contribuir para diminuir o número de fraudes no sistema.

As instituições bancárias podem investir em medidas preventivas que ajudam na conscientização dos clientes sobre os principais golpes aplicados. Afinal, os usuários são fundamentais na hora de detectar qualquer tipo de atividade fraudulenta ou considerada suspeita em sua conta. Dessa maneira, promover a informação e alertar aqueles que utilizam os serviços ajuda a reduzir os casos.

Em virtude da pandemia, muitas pessoas começaram a usar uma conta digital. Com essa demanda, também surgiram apps e links falsos. Por isso, a comunicação e transparência entre o banco e o cliente é crucial, já que o compartilhamento dessas informações fraudulentas é rápido.

Além disso, a tecnologia tem sido uma grande aliada das instituições ao combater fraudes no sistema bancário. Hoje, existem soluções eficientes que garantem a segurança de dados e dificultam o acesso de criminosos às contas.

Entre elas, podemos mencionar a inteligência artificial e a autenticação em múltiplos fatores, que são medidas cada vez mais implementadas por bancos para fornecer segurança ao cliente.

Outras soluções, como o plugin bancário para navegadores e o cartão para compras digitais já são utilizadas por instituições bancárias há mais tempo, mas continuam sendo maneiras de proteger dados pessoais.

A crise gerada, portanto, só reforça a importância de bancos investirem na gestão dos dados, com ações voltadas para a prevenção de fraudes online.

A atuação da tecnologia como aliada aos bancos

As soluções digitais, além de oferecer mais comodidade aos clientes também ajuda as instituições bancárias a garantirem processos seguros, reduzindo os riscos de fraudes e roubos de dados.

Apostar em sistemas integrados é umas das maneiras mais eficientes para impedir que cibercriminosos apliquem fraudes. Como vimos, as táticas usadas por fraudadores podem variar e serem facilmente confundidas com ações realizadas pelo banco do cliente, o que exige o auxílio de uma tecnologia capaz de analisar as informações com precisão.

Com essas ferramentas é possível criar regras que dificultam o acesso de outras informações aos dados bancários, pois fazem uso de machine learning para detectar qualquer tipo de movimentação suspeita, com base no comportamento do usuário.

Fica claro, então, que a transformação digital tem sido uma aliada aos grandes bancos no gerenciamento de informações, já que o consumidor também está migrando intensamente para esse meio.

Em resumo, fraudes bancárias aumentaram, mas vão continuar sendo comuns em todo o mercado mundial. Ciente disso, é essencial que as instituições consigam selecionar ferramentas tecnológicas que sejam eficientes na prevenção desses golpes.

Mais do que oferecer produtos bancários, os clientes esperam que os bancos atuem como parceiros, garantindo segurança e comodidade em qualquer processo. Principalmente no período em que vivemos o comprometimento com os clientes torna-se fundamental.

Gostou do post? Entre contato com a gente e saiba como as nossas soluções podem ajudá-lo a construir um sistema bancário mais seguro para seus clientes!


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