Blog

Sempre uma novidade te esperando

Conteúdos desenvolvidos por quem entende do assunto. Fique por dentro de tudo em primeira mão no nosso blog.

Análise Documental - 15/02/2022

Quais os principais desafios na validação cadastral que podem ser superados com a tecnologia?

Entenda melhor os os desafios da validação cadastral e como eles podem ser superados com ferramentas tecnológicas.

Quais os principais desafios na validação cadastral que podem ser superados com a tecnologia?

No contexto da era digital, as instituições financeiras conseguiram agilizar todos os seus processos. Do onboarding às transações, tudo é feito de forma online e na palma das mãos. Por outro lado, esse cenário também trouxe consigo os perigos advindos dos ataques cibernéticos. Por isso, a validação cadastral é cada vez mais importante.

Validar dados sem auxílio da tecnologia pode ser uma tarefa morosa e pouco eficiente. Ciente disso, e de que as tentativas de fraude ocorrem de maneira cada vez mais rápida, as instituições financeiras têm utilizado soluções inteligentes visando aprimorar a segurança da informação e a experiência do consumidor. 

Para entender melhor o que é validação cadastral, como ela funciona e seu papel na prevenção aos roubos virtuais, confira nosso artigo.

Cenário atual da validação cadastral e seus desafios

A validação cadastral é responsável pela captação, verificação e processamento dos dados de um cliente. A partir dela, bancos e outras organizações financeiras poderão liberar um determinado serviço ou pagamento mediante a comprovação da identidade.

Desde a abertura de uma conta corrente à solicitação de um cartão de crédito, as empresas sempre buscaram validar os dados a fim de manter a integridade dos seus clientes. Contudo, por mais que a validação cadastral seja um processo antigo, a era digital tem reinventado a maneira como ele é executado.

Hoje, as informações sobre os consumidores estão cada vez mais disponíveis e fáceis de obter. Com isso, hackers têm mais insumos para realizar fraudes e tentativas de crimes cibernéticos. Em 2021, por exemplo, a empresa Syhunt identificou um vazamento de dados pessoais de mais de 2,5 milhões de usuários.

No mercado financeiro isso traz novos desafios, já que pessoas mal intencionadas podem utilizar documentos e fotos de terceiros a fim de se passar por eles. As organizações, por sua vez, devem automatizar processos para se tornarem mais inteligentes e ágeis na prevenção de qualquer atitude suspeita durante os cadastros e solicitações de serviços.

. Veja também: Conheça as fraudes financeiras mais comuns nos dias de hoje.

A importância da automação nesse novo cenário

Atualmente as empresas precisam entregar serviços seguros, rápidos e de qualidade para se destacar no mercado. Afinal, o consumidor digital já não aceita mais grandes esperas para realizar procedimentos que podem ser mais simples com auxílio da tecnologia.

Nesse sentido, ferramentas de automação capazes de agilizar processos de validação cadastral, promovem uma melhor experiência aos clientes. Isso porque, à medida que previne possíveis fraudes, também permite realizar o mesmo procedimento de uma maneira muito menos burocrática.

A automatização da validação de dados traz uma resposta muito positiva para o que se deseja de uma empresa de destaque: velocidade e proteção de dados. Entretanto, para que isso seja possível, é preciso contar com soluções robustas, como as quais veremos a seguir. Confira.

Tecnologias importantes para a validação cadastral

Biometria facial

A biometria facial é um dos meios mais práticos e rápidos de efetuar a validação de dados. O WhatsApp, por exemplo, já está implantando essa ferramenta como um meio de autenticação, gerando maior segurança para seu público.

Já entre as organizações financeiras, essa tecnologia tem sido uma grande aliada, principalmente porque é capaz de reconhecer, em poucos segundos, o usuário titular através de seus traços únicos, gerando maior velocidade e proteção no acesso.

Na prática, o recurso realiza análises por meio de soluções de inteligência artificial para prevenir fraudes. Inclusive, no momento do cadastro, o sistema solicita uma “prova de vida” para que cibercriminosos não utilizem uma foto estática do usuário para fraudar e acessar indevidamente sua conta. 

Análise documental

A análise documental também está diretamente associada à precisão e agilidade na validação de dados. Visto que alguns documentos são imprescindíveis para as instituições autorizarem cadastros, a tecnologia assume papel fundamental para que a verificação deles seja realizada da maneira menos burocrática possível.

A implementação de soluções de OCR (Reconhecimento óptico de caracteres), por exemplo, permitirá ler todas as informações contidas numa foto de um documento de forma automática. Assim, a empresa não precisará destinar colaboradores para realizar essa tarefa manualmente.

. Veja também: Entenda como a Inteligência Artificial auxilia na análise documental.

Além disso, técnicas de documentoscopia aliadas ao aprendizado de máquina ajudarão a organização identificar documentos fraudados e falsificados. Ou seja, tanto o cliente quanto as empresas podem ser beneficiados - quanto mais rápido a informação for obtida, mais seguro e eficiente serão os serviços entregues ao mercado.

Temos um desafio? Conheça melhor a 2RP

Com a finalidade de proteger e melhorar a experiência de seus clientes durante os processos de validação cadastral, é preciso recorrer ao que há de melhor no mercado. Dessa maneira, as tecnologias implantadas poderão ser utilizadas de maneira eficiente.

A Vision4Face e o Vision4Docs são soluções da 2RP que visam prevenir fraudes e agilizar processos de análise. Preparadas para atender as mais diferentes necessidades do mercado financeiro, as plataformas já são responsáveis por validar o acesso de milhares de usuários.

A sua empresa precisará da autenticação automatizada para evitar crimes financeiros, e a 2RP é a parceira mais bem preparada para isso.

Consulte agora mesmo nossos analistas e saiba mais sobre nossas soluções!

5 Maneiras de aumentar a segurança das transações em seu negócio
Análise Documental - 15/02/2022

5 Maneiras de aumentar a segurança das transações em seu negócio

Conheça soluções tecnológicas que aumentam a segurança das transações em seu negócio.

Leia mais
Quais cuidados sua empresa deve tomar para prevenir fraudes sem prejudicar a experiência do cliente no processo de onboarding?
Análise Documental - 15/02/2022

Quais cuidados sua empresa deve tomar para prevenir fraudes sem prejudicar a experiência do cliente no processo de onboarding?

Entenda como o onboarding digital contribui para reduzir fraudes e melhorar a experiência do novo cliente

Leia mais
Estágio em TI: Como a 2RP pode ajudar no início da sua carreira?
Análise Documental - 15/02/2022

Estágio em TI: Como a 2RP pode ajudar no início da sua carreira?

Um artigo mostrando porque começar a carreira na 2RP

Leia mais