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Análise de Dados - 12/05/2022

Quais cuidados sua empresa deve tomar para prevenir fraudes sem prejudicar a experiência do cliente no processo de onboarding?

Entenda como o onboarding digital contribui para reduzir fraudes e melhorar a experiência do novo cliente

Quais cuidados sua empresa deve tomar para prevenir fraudes sem prejudicar a experiência do cliente no processo de onboarding?

Não há dúvidas de que a experiência do cliente deve ser um dos principais pontos de sua relação com ele. Ainda assim, é preciso destacar que essa deve ser positiva desde o seu primeiro contato.

Com isso, preparar sua organização para realizar um bom onboarding é primordial para alcançar os resultados esperados e fidelizar o consumidor. Inclusive, inúmeros são os cases de companhias que investiram na técnica, em especial em um momento de transformação digital.

Para entender como melhorar a experiência do cliente logo no início de seu relacionamento, acompanhe o texto abaixo. Nele, poderá compreender mais sobre o propósito e os benefícios da prática!

A importância da experiência desde os primeiros contatos com o cliente

Com foco em instituições financeiras, é preciso mencionar toda a burocracia que esse mercado oferece aos consumidores. Inúmeros são os contratos, telefonemas e as assinaturas necessárias.

Com isso, já no começo de sua relação, a experiência do cliente é vista de maneira negativa. A entrada dos bancos digitais no setor, porém, alterou essa realidade, o que fez com que os demais players começassem a se mexer.

Para isso, a grande maioria iniciou uma busca por soluções que facilitem esse processo e tornem menos burocrática a validação. Tudo isso pode ser resumido no conceito de onboarding digital: esse tem como foco agregar valor à sua marca, aumentar a vida útil do consumidor, reduzir a rotatividade e torná-los em embaixadores da empresa.

Como o onboarding tradicional pode prejudicar a experiência do cliente?

Toda essa demora do onboarding tradicional já é conhecida pelas pessoas, em especial as que se relacionam com bancos convencionais. Documentos, assinaturas e dias à espera de uma resposta. É o famoso processo burocrático ao qual grande parte dos brasileiros está habituado. Além de causar todo esse mal-estar, a prática é pouco eficiente.

A chegada de novos e mais modernos concorrentes — os bancos 100% digitais — não somente comprovou isso, mas também evoluiu os processos.

Hoje, você pode abrir uma conta pelo celular, uma vez que não precisa de agências, nem filas e boletos. Assim, nada mais lógico do que os consumidores buscarem pelas empresas que os oferecem uma experiência do cliente mais positiva, ágil e eficaz.

No onboarding tradicional 20% das aberturas de conta são negadas ou derivadas para uma esteira operacional pela área de fraude.

Para bancos digitais esta realidade é diferente, essa negativa fica abaixo de 12% com casos de até 5%.

Os percentuais de aprovação acima sofrem variação de acordos com os processos que precedem a avaliação de fraude, como por exemplo a esteira de crédito.

Conheça o onboarding digital

Para facilitar toda essa discussão, o onboarding digital surge como uma excelente solução, em especial para o setor financeiro.

Aqui, a lógica empregada visa um início de relacionamento totalmente online, remoto e sem a necessidade de deslocamento. Para isso, cadastro, identificação e acesso aos produtos e serviços devem ser rápidos e fáceis, sem aquela burocracia desnecessária.

Com esse objetivo, é preciso seguir alguns passos:

Cadastro digital

Todo o cadastro de novos consumidores deve ser feito de maneira 100% digital a fim de poupar o tempo destes. Além de melhorar a experiência do cliente, a prática elimina etapas e acelera o processo. Com esse fim, porém, se faz preciso um formulário adaptado ao ambiente virtual. Aqui, o foco deve estar em converter e reter usuários.

Validação automática

Os documentos enviados para análise não podem demorar dias ou semanas para serem verificados. Essa deve ser uma etapa automatizada, a fim de diminuir o tempo de espera e melhorar seu relacionamento.

Para isso, o mais indicado é contar com ferramentas inteligentes que realizem toda essa tarefa automaticamente, verificando e aprovando os dados enviados.

Gerenciamento das informações

De nada adianta investir no onboarding digital se, após ele, o processo voltar a ser burocrático.

No fim, a experiência do cliente, que se iniciou de forma positiva, piorará constantemente. Assim, o ideal é apostar em processos automatizados que comprovem a segurança e a eficácia de todas as análises. Nesse ponto, o contato com o usuário pode ser maior para agilizar o cadastro.

4 benefícios do onboarding digital para a experiência do cliente

Investir em ferramentas para facilitar o onboarding digital traz inúmeros benefícios à corporação. Para analisar sua aplicação, então, o mais interessante é compreender quais são essas vantagens e como elas se aplicam em sua empresa.

Abaixo você encontrará 4 das principais para realizar essa análise.

Segurança

A possibilidade de realizar todo o cadastro de maneira online permite que haja mais segurança no processo.

As plataformas virtuais oferecem ferramentas mais sofisticadas e modernas, reduzindo assim o índice de fraudes. Mais do que isso, torna a experiência do cliente mais protegida e, assim, este apresenta um grau de confiança muito maior junto à instituição.

Eficiência

O onboarding digital também garante uma maior eficiência à atividade, com menos perda de tempo, tanto da empresa quanto do usuário, com empresas tendo derivação para mesa de até 2% do total de aberturas de contas.

A menor burocracia também influencia nisso, diminuindo o índice de erros e o trabalho manual prestado por tantos colaboradores. Em outras palavras, investir nessas tecnologias traz mais produtividade também.

Menos abandono

A taxa de abandono é um dos termos mais temidos, não somente no setor financeiro, mas em tantos outros.

Basicamente, esse é um dado que demonstra a quantidade de usuários que desistiram de fechar a negociação enquanto ela ainda ocorria. Na grande maioria das vezes, a justificativa está na demora, burocracia e atendimento. Ou seja, uma experiência do cliente melhor reflete em uma menor taxa de abandono.

Relacionamento

Ao iniciar seu relacionamento com um provável ou futuro consumidor de maneira positiva, esse tende a ser mais benéfico e duradouro.

Com isso em mente, é preciso considerar a adesão a ferramentas que permitam oferecer um processo mais ágil e eficaz. Isso auxiliará, sem dúvidas, no restante de sua relação com esse usuário, que pode atingir anos ou até décadas.

Conheça as soluções da 2RP para validação de cadastros

Para melhorar a experiência do cliente e os resultados de uma empresa, é preciso investir em ferramentas que te possibilitem alcançar tais metas.

Dessa forma, é extremamente indicado buscar pela solução de onboarding digital da 2RP. A plataforma oferece checagem de dados e geolocalização de dispositivo, extração e validação de documentos, bem como reconhecimento fácil e biométrico. Tudo isso com o suporte de uma empresa respeitada.

A 2RP é uma companhia com mais de 20 anos de atuação no mercado, disponibilizando soluções para análise de informação e desenvolvendo plataformas customizadas. Esse é o espaço perfeito para iniciar uma próspera carreira e se destacar no mercado de trabalho.

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