Blog

Sempre uma novidade te esperando

Conteúdos desenvolvidos por quem entende do assunto. Fique por dentro de tudo em primeira mão no nosso blog.

Análise de Dados - 22/06/2021

Profissional de TI: Skills indispensáveis no mercado de trabalho

Descubra quais habilidades não podem faltar ao profissional de TI que está iniciando sua carreira profissional.

Profissional de TI: Skills indispensáveis no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais favorável ao profissional de TI. Junto das inovações, a área de tecnologia vem crescendo ano após ano e isso significa que especialistas qualificados serão cada vez mais buscados. Diante disso, aqueles que tiverem as skills indispensáveis para executar um bom trabalho, serão disputados pelas empresas do setor.

Mas, afinal, quais são as habilidades mais buscadas por recrutadores? Como o profissional de TI precisa se preparar para se destacar nas melhores vagas? Vamos explicar um pouco mais sobre isso a seguir.

3 Skills base para profissionais de TI

Abaixo listamos algumas das principais habilidades técnicas que um profissional de TI precisa ter para garantir sua vaga nesse mercado.

Lógica de programação

Na área de TI, quando queremos resolver um problema, desenvolver um software ou executar qualquer ação por meio de um código, precisamos estipular quais passos o computador deverá seguir para chegar ao nosso objetivo final.

O profissional que domina a lógica de programação é extremamente valioso. Afinal, ele pode trabalhar com diversas linguagens, uma vez que entende como realizar a organização coerente de uma sequência de instruções voltadas à resolução de um problema.

Estrutura de dados

Chamamos de estrutura de dados a área que estuda diversos mecanismos de organização de informações para atender os diferentes requisitos de processamento.

Na prática, as estruturas de dados definem a organização, métodos de acesso e opções de processamento para a informação a ser manipulada pelo programa.

Uma rede interna ou aplicação com a estrutura mal organizada, por exemplo, pode trazer inúmeros transtornos para a equipe de TI, assim como para a empresa no geral. Entre eles, falhas, dificuldades em encontrar dados, brechas de segurança, vazamentos etc.

Análise e Complexidade de algoritmos

A palavra “algoritmo” já se tornou comum a muitos de nós, afinal, diversos aplicativos e redes de busca, por exemplo, os usam para definir o conteúdo que será exibido para cada usuário.

Entender a análise e complexidade deles, portanto, é uma skill imprescindível para um bom profissional de tecnologia da informação. Ao entender e dominar o assunto, é possível desenvolver aplicações cada vez mais eficientes, que consomem menos tempo e processamentos das máquinas e chegam a resultados mais precisos.

Como os profissionais de T.I. podem se destacar além das habilidades técnicas?

Tão importante quanto as hard skills citadas acima são as soft skills. Isso porque essas são habilidades menos técnicas e mais comportamentais, que definem como o profissional reage aos desafios gerados pela volatilidade da transformação digital.

A seguir, listamos as mais importantes para você desenvolver.

Facilidade em aprender novos idiomas

Profissionais de tecnologia da informação sabem o quanto aprender novos idiomas é importante, afinal, as linguagens de programação, como o nome sugere, são como falas usadas para fazer a comunicação entre homens e máquinas.

É essencial ter a facilidade em aprender novas línguas, principalmente o inglês, já que muito das técnicas utilizadas no dia a dia é feita com base nesse idioma. Além disso, ter a facilidade em aprender novos idiomas abre um leque imenso de oportunidades, visto que no exterior se encontram boa parte das melhores vagas do setor.

Curiosidade

Em um ramo tão dinâmico, que muda a cada dia, como o TI, é essencial se manter curioso, com vontade aprender sempre mais. Essa é uma área para aqueles que gostam de estar sempre aprendendo algo novo, aplicando novas técnicas e ferramentas.

De modo geral, profissionais curiosos, que possuem certo grau de autodidatismo e muita capacidade para resolver problemas, são altamente desejados pelas empresas do ramo.

Cultive a curiosidade dentro de você e nunca será um profissional ultrapassado.

Adaptabilidade

Além de ser curioso e gostar de aprender coisas novas, é importante que o profissional de TI seja adaptável às mudanças. É preciso se adaptar a novas ferramentas, técnicas, linguagens e até mesmo as mudanças nos processos internos, trocas de chefia, cargos, etc.

Ser adaptável permite que o profissional se encaixe em qualquer ambiente, a qualquer momento, trazendo ótimos resultados, independente da situação.

Ética profissional

Em muitos casos o profissional de tecnologia da informação trata dados sensíveis, tanto da empresa, como de usuários, colaboradores, clientes etc.

Por isso, é extremamente importante que o colaborador seja honesto e ético, sendo capaz de garantir a segurança e privacidade das informações, tenha bom senso ao utilizar recursos da organização, conheça a legislação que regulamenta suas atividades e a política interna.

Faça parte do banco de talentos da 2RP

A 2RP é uma companhia data-driven que está há mais de 20 anos sendo reconhecida pela excelência no fornecimento de soluções de análise de dados para tomada de decisões em negócios que precisam atender requisitos de tempo extremamente rigorosos.

Movida por tecnologias de ponta, acreditamos que a transformação nas empresas se faz com pessoas, por isso prezamos pela confiança, humildade e respeito em nosso trabalho cotidiano. 

Assim, com a finalidade de entregar projetos cada vez melhores, buscamos talentos que, além de competências técnicas, estejam dispostos a inovar e fazer a diferença no mercado de tecnologia.

Quer ser um colaborador 2RP? Faça parte do nosso banco de talentos! 

7 dicas para acelerar seu aprendizado em Machine Learning
Análise de Dados - 22/06/2021

7 dicas para acelerar seu aprendizado em Machine Learning

Quer se tornar um expert em Machine Learning? Este artigo tem dicas que facilitarão seu aprendizado. Acompanhe!

Leia mais
O que um cientista de dados precisa saber para trabalhar na 2RP?
Análise de Dados - 22/06/2021

O que um cientista de dados precisa saber para trabalhar na 2RP?

Quer ser um cientista de dados na 2RP? Preparamos um post com informações importantes sobre nosso time e cultura. Confira!

Leia mais
5 Certificações em ciência de dados que vão te dar uma vantagem no mercado
Análise de Dados - 22/06/2021

5 Certificações em ciência de dados que vão te dar uma vantagem no mercado

Conheça as principais certificações em ciência de dados para impulsionar a sua carreira

Leia mais