Blog

Sempre uma novidade te esperando

Conteúdos desenvolvidos por quem entende do assunto. Fique por dentro de tudo em primeira mão no nosso blog.

Análise de Dados - 03/03/2022

O que significa ser um desenvolvedor full stack?

Entenda melhor a especialidade full stack, e suas principais características do profissional dessa área.

O que significa ser um desenvolvedor full stack?

Seja você um iniciante ou um sênior no mercado de programação, certamente já ouviu falar sobre a importância da multidisciplinaridade de funções.

Isso porque os profissionais com os conhecimentos mais diversos são os que mais atraem o olhar dos recrutadores das empresas de tecnologia. Nesse contexto, é impossível não mencionar a importância do desenvolvedor full stack, que é uma espécie de “canivete suíço” entre os profissionais de TI.

E a comparação não é exagerada: afinal, um desenvolvedor full stack precisa trabalhar as mais diferentes soluções, principalmente nos momentos mais críticos. Sendo assim, para explicar como atua esse “especialista generalista” e como alcançar esse posto tão procurado pelo mercado de TI, separamos os tópicos a seguir.

Siga conosco e confira!

O que é um desenvolvedor full stack?

A principal definição sobre o que um desenvolvedor full stack faz está no domínio das habilidades como front-end e back-end.

Ou seja, um profissional que atua nessa posição entende tanto da programação back-end quanto no desenvolvimento front-end.

•      Back-end: responsável pela lógica de algoritmo, fluxo e armazenamento de dados de uma aplicação (ex. Java, SQL e Python)

•      Front-end: responsável pela lógica de exibição da aplicação em diferentes dispositivos a fim de favorecer a experiência do usuário (ex. HTML, CSS e JavaScript)

Em outras palavras, ele tem as habilidades necessárias para atuar em todas as camadas no desenvolvimento, acumulando conhecimentos em linguagens e habilidades interpessoais para responder sobre um determinado projeto.

Como o desenvolvedor full stack trabalha?

Pelo seu alto grau de conhecimento, o desenvolvedor full stack pode responder pelos pequenos projetos de agências especializadas, empresas menores de TI ou por trabalhos específicos em grandes empresas.

Falando especificamente sobre as grandes empresas, é normal que esse profissional integre grandes equipes internas que atuarão voltados na manutenção do bom funcionamento de um sistema.

Mas isso não minimiza sua participação em novas soluções: suas habilidades em lidar com o front-end e o back-end, dão ao desenvolvedor uma visão mais completa sobre o projeto – tanto tecnicamente, quanto estrategicamente.

Como se tornar um profissional full stack?

Você já pôde perceber que um profissional full stack tem grandes responsabilidades no seu dia a dia, certo?

Mas para chegar a esse nível de confiança, é preciso ter uma atuação mais ampla do que a maioria dos programadores, o que, por consequência, significa muitas horas de estudos e atualizações.

Além desse perfil altamente centrado no aprendizado constante, os desenvolvedores full stack precisam trazer consigo algumas softs skills - habilidades que vão além do conhecimento técnico.

Nesse sentido, é importante trabalhar a capacidade de gerir crises, ser um bom gestor de equipes, ter boa comunicação interpessoal e aplicar uma visão avançada sobre todo o negócio no qual atua.

Hard Skills

E já que estamos falando sobre as habilidades necessárias, vale a pena mencionar que um bom programador full stack precisa dominar entre duas e três linguagens populares de programação – além de oferecer outros conhecimentos, como:

•      Trabalhar com CSS, HTML e JavaScript, junto com pré-processadores CSS, para criar interfaces amigáveis

•      Gerenciamento de bancos de dados e servidores

•      Codificação para funcionalidade em vários idiomas e plataformas

•      Comunicar-se com a equipe de design gráfico para entregar o melhor produto possível

•      Criação de MVPs para comunicar-se com os stakeholders da empresa

Para se aprofundar ainda mais nessas habilidades técnicas requisitadas para ser um desenvolvedor full stack, confira nosso artigo: Como se destacar no mercado de profissionais full stack.

Soft Skills

Entre as habilidades comportamentais mais requisitadas, estão:

·      Estabilidade emocional em momentos de pressão

·      Alta concentração para resolver problemas

·      Bom relacionamento interpessoal

·      Criatividade para resolver problemas

Bem, você pode perceber que não são habilidades muito diferentes daquelas que são normalmente requisitadas para qualquer programador.

Essas skills estão relacionadas à rotina de atuar com informações consideradas sigilosas e que podem comprometer a segurança digital das empresas. Portanto, é sempre importante desenvolvê-las continuamente.

Como é o mercado de trabalho para quem atua como desenvolvedor full stack?

O mercado está sempre aberto para quem atua como full stack. Por ser altamente especializado no desenvolvimento web e possuir bons conhecimentos em áreas complementares, esse profissional é visto como versátil e habilitado para lidar com manutenções de aplicações nos mais diferentes tipos de processos.

Agências de publicidade e tecnologia são um campo fértil para esses profissionais, que podem lidar com projetos mais criativos em meio a diferentes tipos de especialistas.

Mas o grande foco é sempre a atuação em grandes empresas de tecnologia, que oferecem carreiras estáveis, bons salários e todas as ferramentas necessárias para um bom desenvolvimento na carreira.

Portanto, sempre vale a pena buscar a qualificação constante e ficar de olho nas boas oportunidades do mercado.

Vale a pena ser um desenvolvedor full stack?

Sem dúvidas, vale a pena. Essa é uma especialidade altamente requisitada pelo mercado, que têm bom nível salarial e, não raro, atua em cargos de liderança estratégica.

Entretanto, assim como para qualquer atuação no mercado de TI, é importantíssimo que o desenvolvedor full stack mantenha-se continuamente estudando para se manter atualizado.

A busca incessante por conhecimento tecnológico, somada às habilidades interpessoais, fará com que esse profissional possa até mesmo escolher os tipos de oportunidades nas quais deseja ingressar.

Faça parte do banco de talentos da 2RP e seja um desenvolvedor full stack de sucesso

 Na busca de novos talentos da área de TI, a empresa 2RP vem expandindo a sua equipe para agregar inovação, criatividade, comprometimento e qualidade em seu negócio.

Com atuação global no desenvolvimento de plataformas customizadas de Gestão de Risco e Análise de Dados, que contribuem na tomada de decisão e no alcance de resultados, a organização oferece amplo desenvolvimento profissional e conta com especialistas da tecnologia que tornam a experiência de trabalhar na empresa, ainda mais, incrível.

Venha fazer parte do nosso time!

Cadastre o seu currículo em nosso banco de talentos.


5 Maneiras de aumentar a segurança das transações em seu negócio
Análise de Dados - 03/03/2022

5 Maneiras de aumentar a segurança das transações em seu negócio

Conheça soluções tecnológicas que aumentam a segurança das transações em seu negócio.

Leia mais
Quais cuidados sua empresa deve tomar para prevenir fraudes sem prejudicar a experiência do cliente no processo de onboarding?
Análise de Dados - 03/03/2022

Quais cuidados sua empresa deve tomar para prevenir fraudes sem prejudicar a experiência do cliente no processo de onboarding?

Entenda como o onboarding digital contribui para reduzir fraudes e melhorar a experiência do novo cliente

Leia mais
Estágio em TI: Como a 2RP pode ajudar no início da sua carreira?
Análise de Dados - 03/03/2022

Estágio em TI: Como a 2RP pode ajudar no início da sua carreira?

Um artigo mostrando porque começar a carreira na 2RP

Leia mais