Blog

Sempre uma novidade te esperando

Conteúdos desenvolvidos por quem entende do assunto. Fique por dentro de tudo em primeira mão no nosso blog.

Análise de Dados - 18/02/2022

O que é CI/CD e quais suas aplicações no ambiente de TI?

Entenda o que é CI e CD, suas diferenças e benefícios, bem como sua importância para o ambiente de TI

O que é CI/CD e quais suas aplicações no ambiente de TI?

A rotina dos desenvolvedores exige seguir uma série de procedimentos para os trabalhos serem executados de acordo com as práticas do mercado. Por isso, é válido ter uma atenção especial com os termos CI/CD que, respectivamente, significam Continuos Integration (integração contínua) e Continuos Delivery (entrega contínua).

Ambos são bastante adotados nas metodologias ágeis de desenvolvimento, o que mostra como são importantes para a criação de soluções tecnológicas que agregam valor aos clientes de forma inquestionável.

Neste artigo, vamos destacar uma série de fatores para você compreender melhor como os recursos CID e CD podem ser utilizados pelas equipes de desenvolvimento com estratégia e eficiência. Confira!

. Veja também: Manipular Banco de Dados: Você está preparado para dominar essa técnica?

Entenda as diferenças entre CI e CD

O primeiro passo para usar CID/CD com foco em excelentes resultados é compreender melhor como os dois recursos podem ser explorados por uma equipe de programadores. Pensando nisso, vamos apresentar as definições mais elaboradas de cada um deles e as vantagens que proporcionam aos serviços. Acompanhe!

CI – Continuos Integration

Consiste em um conjunto de procedimentos que viabilizam implementar mudanças simples e executar o check-in de código nos repositórios de controle, na frequência considerada ideal. A maioria dos apps requisitam o desenvolvimento de código em várias ferramentas e plataformas.

Por isso, é necessário contar com um recurso que ajude na integração e validação das modificações. A meta técnica da CI é consolidar uma maneira consistente e automática de executar a criação, o empacotamento e os testes de apps.

À medida que o processo de integração é mais consistente, maiores são as possibilidades de os desenvolvedores confirmarem as mudanças de código de forma periódica. Isso é fundamental para haver um trabalho mais colaborativo e focado na qualidade do software.

Ao priorizar o CI, uma equipe de Tecnologia da Informação faz com que os sistemas sejam mais seguros e confiáveis para o público-alvo. Outra vantagem é fazer com que os desenvolvedores tenham uma comunicação mais eficiente, o que é imprescindível para o sucesso dos trabalhos. Além disso, é viável minimizar os erros, fator relevante para a produtividade do time está em um patamar de excelência.

CD – Continuos Delivery

Ao realizar todas as práticas ligadas ao CI, surge a necessidade de empregar o CD. Este mecanismo permite automatizar a entrega de apps para ambientes de infraestrutura escolhidos previamente. Vale ressaltar que grande parte das equipes de TI atua com diversos cenários de produção, como o de teste e o de desenvolvimento.

Com a adoção do CD, é viável fazer com que as mudanças de códigos sejam enviadas de forma automática a todos os ambientes envolvidos. Teoricamente, a entrega contínua pode ser realizada de maneira diária, semanal, quinzenal ou em outro prazo mais interessante para uma companhia.

Se implementar bons padrões de CD, o time de TI pode entregar sistemas com um menor número de bugs. Essa iniciativa é bastante valiosa para garantir um maior nível de segurança da informação. Outro benefício marcante engloba a capacidade de liberar novas funcionalidades, criando um cenário mais favorável para contemplar as demandas dos clientes com rapidez e qualidade.

Quais as principais aplicações de cada um?

Para assimilar plenamente as diferenças entre CI/CD, uma iniciativa válida é ter uma dimensão das aplicações de cada recurso de maneira individual. Com a intenção de facilitar o entendimento sobre esse assunto, vamos apontar como os dois mecanismos podem ser empregados durante o processo de desenvolvimento. Leia com atenção!

CI – Continuos Integration

Uma das principais finalidades do CI é colaborar para a integração entre os sistemas ser realizada com extrema eficiência. Em outras palavras, os trabalhos são orientados para reduzir os gastos de integração. Isso ocorre quando os desenvolvedores priorizam o hábito de integrar os apps com frequência de acordo com o planejamento estipulado.

Para essa atividade ser feita de maneira impecável, a recomendação é contar com suítes de testes e optar pela integração automatizada. Assim, a equipe de TI tem mais chances de identificar eventuais falhas e repará-las com mais facilidade. Outro aspecto positivo é ajudar a criar ciclos de desenvolvimento mais simples, eficazes e ágeis.

CD – Continuos Delivery

Tem como meta cobrir a próxima fase do desenvolvimento de apps, permitindo que sejam liberadas as mudanças nos códigos. Também viabiliza que o código seja implementado rapidamente e com segurança na etapa de produção, garantindo que todas as mudanças sejam executadas corretamente e tenham um bom desempenho durante os testes automatizados.

Em virtude de todas as modificações serem entregues em um local de armazenamento temporário com automação plena, os desenvolvedores podem estar convictos de que o aplicativo estará devidamente estruturado na fase de produção.

É bom destacar que a entrega contínua se caracteriza pelo fato de o código estar preparado para ser implantado o tempo inteiro. Para isso ser concretizado, é imprescindível que o controle de qualidade conte com testes automáticos de alto nível. 

Como CI e CD se relacionam entre si?

Uma maneira simples de apontar a relação entre o CI/CD é que ambos dependem um do outro para serem realizados. Se não houver a integração contínua, o processo de entrega não poderá ser iniciado e muito menos concretizado.

É um fator que não pode ser ignorado pelas equipes de desenvolvimento em hipótese nenhuma. Para um bom trabalho dos desenvolvedores, um bom caminho é identificar a relação de dependências entre os dois recursos.

Ao visualizar como CI/CD tem uma relação muito próxima, os profissionais de TI estarão mais preparados para executar o desenvolvimento de softwares de acordo com os procedimentos mais indicados pelo mercado. E isso é extremamente positivo para agregar valor aos clientes.

. Veja também: Estrutura de dados: Tudo o que você precisa saber sobre o conceito e sua aplicação.

A importância do CI/CD para o ambiente de TI moderno

É possível destacar que a cultura ágil tem como peça-chave fazer com que os funcionários entendam, de fato, as vantagens de empregar CI/CD no dia a dia do desenvolvimento. A metodologia ágil tem como características marcantes promover entregas rápidas, envolvendo o público-alvo de maneira notável durante o processo.

Por outro lado, esse método apenas vai ser realmente eficaz com as etapas de desenvolvimento serem claras para todo o time de TI. E isso se torna perfeitamente viável com a aplicação do CI/CD.

A capacidade de promover mudanças eficientes nos códigos para reduzir custos e riscos ligados à segurança da informação é um fator cada vez mais valorizado pelas companhias ao solicitar um novo software.

Em uma conjuntura em que os aplicativos têm conquistado uma relevância cada vez maior para empresas e consumidores, a equipe de TI deve valorizar o desenvolvimento ágil e todas as atividades vitais para realizá-lo de forma exemplar.

Faça parte do banco de talentos da 2RP

Na busca de novos talentos da área de TI, a empresa 2RP vem expandindo a sua equipe para agregar inovação, criatividade, comprometimento e qualidade em seu negócio.

Com atuação global no desenvolvimento de plataformas customizadas de Gestão de Risco e Análise de Dados, que contribuem na tomada de decisão e no alcance de resultados, a organização oferece amplo desenvolvimento profissional e conta com especialistas da tecnologia que tornam a experiência de trabalhar na empresa, ainda mais, incrível.

Venha fazer parte do nosso time! Cadastre o seu currículo em nosso banco de talentos.

5 Maneiras de aumentar a segurança das transações em seu negócio
Análise de Dados - 18/02/2022

5 Maneiras de aumentar a segurança das transações em seu negócio

Conheça soluções tecnológicas que aumentam a segurança das transações em seu negócio.

Leia mais
Quais cuidados sua empresa deve tomar para prevenir fraudes sem prejudicar a experiência do cliente no processo de onboarding?
Análise de Dados - 18/02/2022

Quais cuidados sua empresa deve tomar para prevenir fraudes sem prejudicar a experiência do cliente no processo de onboarding?

Entenda como o onboarding digital contribui para reduzir fraudes e melhorar a experiência do novo cliente

Leia mais
Estágio em TI: Como a 2RP pode ajudar no início da sua carreira?
Análise de Dados - 18/02/2022

Estágio em TI: Como a 2RP pode ajudar no início da sua carreira?

Um artigo mostrando porque começar a carreira na 2RP

Leia mais