Blog

Sempre uma novidade te esperando

Conteúdos desenvolvidos por quem entende do assunto. Fique por dentro de tudo em primeira mão no nosso blog.

Análise de Dados - 13/01/2021

Inteligência de dados: Por que você precisa adotá-la em sua empresa?

Comece a gerar mais valor aos dados coletados a partir de análises inteligentes.

Inteligência de dados: Por que você precisa adotá-la em sua empresa?

Não basta conter diversas informações sobre a situação de uma companhia e o mercado em que atua. É fundamental que haja uma análise precisa do que foi coletado para a tomada de decisão ser feita dentro das melhores práticas. Esse cenário indica como é relevante contar com a inteligência de dados.

Com a transformação digital, as empresas necessitam imensamente, na maioria de casos, de informações estruturadas e que permitam antever tendências e compreender as melhores estratégias para interagir com a audiência e expandir as vendas. Se uma corporação não der o valor adequado aos dados obtidos, terá sérios problemas para se manter competitiva.

Neste post, vamos apontar vários aspectos que mostram como é possível usar as informações de maneira inteligente a favor do seu negócio. Confira!

O que é inteligência de dados?

Esse conceito consiste em organizar as informações, independentemente de serem estruturadas ou não, para elas serem integradas a softwares, responsáveis por viabilizar a interpretação delas e a tomada de decisão com base em um conteúdo mais rico e atualizado.

A inteligência de dados tem se tornado uma grande aliada dos empreendedores para verificar qual é o melhor caminho para uma empresa. Afinal, contribui para qualificar as informações e elevar a capacidade analítica dos gestores sobre o momento da corporação e as tendências do mercado consumidor.

Vale ressaltar que é imprescindível contar com profissionais habilitados para tornar o uso desse recurso ainda mais vital para uma companhia. Em outras palavras, é preciso contar, ao mesmo tempo, com um sistema robusto para gerenciar as informações e colaboradores capazes de interpretar os dados e indicar os caminhos corretos com foco na melhoria contínua.

Na prática, a partir da uma análise precisa da conjuntura, uma empresa está mais apta a verificar, por exemplo, se um determinado projeto deve ou não ter continuidade. Além disso, também pode avaliar o momento mais adequado para abrir novas filiais ou fechar unidades.

Entenda as aplicações da inteligência de dados nos negócios

A inteligência de dados tem um papel crucial para uma organização estabelecer as melhores estratégias para aperfeiçoar os serviços e expandir a carteira de clientes. Hoje, essa ferramenta é muito empregada para analisar os desejos do público-alvo, algo que nem sempre é fácil de se identificar.

Para isso, são utilizados métodos de mineração de dados, o que viabiliza obter informações sobre hábitos, comportamento no mundo online, produtos preferidos e outros dados relevantes. A partir de então, as empresas têm mais condições de se adaptar aos anseios dos consumidores e atingir uma performance de alto nível, em curto prazo.

Também é bom destacar que a inteligência de dados contribui para avaliar os resultados de um investimento. Isso se torna viável por meio de coleta de informações em um contexto amplo e de análises descritivas e prescritivas, feitas com a ajuda de software. Assim, é possível uma companhia constatar se os recursos aplicados proporcionaram os resultados ou poderiam ser destinados para outras finalidades.

5 benefícios em utilizar o big data no mundo corporativo

Há muitas vantagens de apostar na inteligência de dados. Caso uma empresa opte pelo big data, pode usufruir de 5 benefícios que vamos destacar a seguir. Acompanhe!

1.Identificar pontos de melhoria

Não é simples verificar qual o setor necessita de mudanças para atingir um rendimento notável. Contudo, por meio de uma ferramenta, voltada para a análise de dados, torna-se mais simples constatar o que pode ser feito para todas as áreas alcançarem uma performance notável.

2. Dados mais precisos com agilidade

Não basta coletar uma enorme quantidade de dados. É imprescindível que as informações obtidas tenham um grau elevado de precisão e estejam disponíveis com extrema rapidez. Em uma conjuntura de grande competitividade, ter dados confiáveis e atualizados é um diferencial que precisa ser aproveitado o máximo possível.

Por essa razão, as companhias necessitam de relatórios e análises estruturados e de fácil compreensão. Afinal, hoje é indispensável ter uma visão crítica das informações disponíveis para bater metas e superar as expectativas.

3. Decisões adequadas à realidade do negócio

É normal para um empreendedor ter como foco a melhoria contínua e a busca por resultados mais expressivos. Por outro lado, isso deve ser pautado no bom senso e no momento econômico vivido pela corporação.

Com o uso correto da inteligência de dados, uma empresa está perfeitamente habilitada para avaliar as possibilidades de expansão e decidir o que deve ser feito para ampliar a participação no mercado com consistência.  

4. Dados mais qualificados

É muito positivo para uma companhia priorizar a obtenção de informações a fim de escolher o caminho a ser seguido. Mas isso somente vai apresentar os resultados esperados, caso haja um sistema de cruzamento de informações que mostrem, de forma clara, a situação do negócio.

Esse aspecto prova como é importante contar com uma ferramenta de inteligência de dados que permita o acesso a informações úteis para analisar a conjuntura atual e definir o que fazer para atingir um desempenho mais significativo.

5. Stakeholders mais satisfeitos

A inteligência de dados propicia não apenas uma tomada de decisão mais eficiente e precisa, mas também melhorar a relação de uma empresa com o público interno e o externo. Dessa forma, uma empresa consegue aumentar o engajamento dos funcionários, o que é vital para aumentar a produtividade.

Além disso, é capaz de apresentar uma melhoria significativa nos serviços. Assim, conquista a confiança dos consumidores, que vão se tornar mais fiéis a ponto de defender a marca e falar bem de uma companhia para amigos e parentes.

Como aplicar a inteligência de dados em seus negócios?

Não faltam alternativas para uma corporação coletar dados e analisar as informações obtidas com inteligência. Atualmente, há diversas soluções analytics, de automação e de big data que contribuem para ter uma visão ampla do mercado.

Uma empresa não pode, em hipótese alguma, ficar centrada em si mesma, porque não terá capacidade de antever tendências e de obter bons resultados com ações inovadoras. Para evitar esse problema, uma opção interessante é contar com soluções especializadas em inteligência de dados, como as disponibilizadas pela 2RP.

Se está precisando de uma consultoria para utilizar ferramentas analíticas com precisão, é melhor entrar em contato conosco agora mesmo! Com certeza, vamos ajudar você a ter uma visão mais estratégica do seu negócio!

7 dicas para acelerar seu aprendizado em Machine Learning
Análise de Dados - 13/01/2021

7 dicas para acelerar seu aprendizado em Machine Learning

Quer se tornar um expert em Machine Learning? Este artigo tem dicas que facilitarão seu aprendizado. Acompanhe!

Leia mais
O que um cientista de dados precisa saber para trabalhar na 2RP?
Análise de Dados - 13/01/2021

O que um cientista de dados precisa saber para trabalhar na 2RP?

Quer ser um cientista de dados na 2RP? Preparamos um post com informações importantes sobre nosso time e cultura. Confira!

Leia mais
5 Certificações em ciência de dados que vão te dar uma vantagem no mercado
Análise de Dados - 13/01/2021

5 Certificações em ciência de dados que vão te dar uma vantagem no mercado

Conheça as principais certificações em ciência de dados para impulsionar a sua carreira

Leia mais