Blog

Sempre uma novidade te esperando

Conteúdos desenvolvidos por quem entende do assunto. Fique por dentro de tudo em primeira mão no nosso blog.

Análise de Dados - 25/01/2022

Estrutura de dados: Tudo o que você precisa saber sobre o conceito e sua aplicação

Entenda mais sobre o conceito de estrutura de dados e a importância dele para os profissionais de TI.

Estrutura de dados: Tudo o que você precisa saber sobre o conceito e sua aplicação

Uma boa maneira de organizar as informações de sua empresa é por meio da estrutura de dados, um conceito ainda pouco conhecido.

Esse, aliás, é apenas um de tantos temas que são considerados chave dentro do departamento de TI, mas não são dominados por todos. Diante disso, ter esse conhecimento pode ser um grande diferencial para qualquer candidato a uma vaga nesse mercado.

Focando no tema central deste texto, é bom compreendê-lo por ser um dos pilares das empresas atualmente. Sem dúvida alguma, a informação está no centro de tudo, e entender como organizar e armazenar esse ativo é vital para qualquer corporação.

Então, se pretende estar atualizado com as demandas do mercado, confira a seguir o que é estrutura de dados, quais suas características e como aplicá-la em seu cotidiano.

O que é estrutura de dados?

Seguindo o que foi dito nas primeiras linhas deste texto, é fácil compreender a importância que a informação possui atualmente. É por meio dela, afinal, que toda a estratégia de uma organização é planejada.

Logo, investir em estrutura de dados representa, na prática, apostar em um formato específico para organizar, processar, recuperar e armazenar todo esse material.

Mais do que isso, sua grande vantagem está no fácil acesso que o usuário terá a ele. Assim, poderá trabalhar com essa informação muito mais rapidamente e, por consequência, chegar a conclusões mais assertivas.

O mesmo pode ser dito sobre a automação dos processos, visto que essa gestão facilita a atuação tanto dos colaboradores quanto dos softwares com os quais você trabalha.

. Veja também: Apache Spark: O que é e como ele permite manipular grandes volumes de dados?

Características de uma estrutura de dados

Um fato interessante a se saber a respeito de uma estrutura de dados são as características que ela segue.

Na prática, são três modelos diferentes, os quais são utilizados para classificar a estrutura e, consequentemente, as informações nela contidas. Com esse material, já é possível compreender, por muitas vezes, o objetivo e o tipo de dado que haverá ali.

·      Linear ou não linear: Utilizada para descrever a organização dos dados, em ordem sequencial ou em uma sequência não ordenada.

·      Homogêneo ou heterogêneo: Utilizada para descrever se os itens da estrutura são do mesmo tipo ou não.

·      Estático ou dinâmico: Utilizado para descrever a forma como estas são compiladas.

7 tipos de estrutura de dados

As características, porém, não são a única maneira possível de se classificar uma estrutura de dados. Na verdade, elas apenas complementam essa classificação, que, por sua vez, são 7 principais, e são utilizadas por programadores em todo o mundo.

Matrizes

Quando se fala de uma matriz, foca-se em uma estrutura de dados de tamanho fixo. Ela é muito utilizada para operações de atravessar, pesquisar e atualizar informações. Por conta disso, suas aplicações mais comuns são em blocos de construção — como arrays — e para classificar diferentes algoritmos — por inserção, mesclagem ou bolha.

Listas Vinculadas

Ao citar as listas vinculadas, é possível referenciar uma estrutura sequencial de itens em ordem linear e ligados uns aos outros. Elas não permitem acesso aleatório, e podem ser classificadas como unidas individualmente, duplamente vinculadas ou circulares vinculadas.

Em geral, são utilizadas em operações de pesquisa, inserção e exclusão de um material. Assim, sua aplicação se dá no gerenciamento de tabela de símbolos e para alternar entre programas por meio de atalhos.

Pilhas

Também conhecida como LIFO — Last In First Out (último a entrar, primeiro a sair), as pilhas são encontradas em linguagens de programação. Por conta disso, se formam como uma coleção de itens em ordem linear.

Graças às suas características, essa estrutura de dados é comumente utilizada para algoritmos de avaliação de expressões e para implementar chamadas de função.

Filas

As filas podem ser chamadas também de Queue e representam uma maneira de organizar os dados em uma coleção de itens, tal qual as pilhas.

A diferença, porém, está na ordem das operações, já que o primeiro a entrar também é o primeiro a sair. Sua função cabe nas operações de enfileirar e desenfileirar, enquanto suas principais aplicações são no gerenciamento de threads e na implementação de sistemas de enfileiramento.

Tabelas de hash

Ao se falar de tabelas hash, o foco está em uma estrutura de dados a qual armazena valores com chaves associadas. Também conhecidas como mapas hash, usam da função hash (h(k) = k% m). Com essa lógica, são muito aplicadas para implementar índices de bancos de dados, matrizes associativas e definir a estrutura.

Árvores

Ao contrário de diversos dos tipos acima, uma árvore representa uma estrutura em que as informações são organizadas de maneira hierárquica e vinculada. Há quatro aplicações principais para esse modelo, os quais são definidos como binárias, pesquisa binária, heaps e treaps. Aqui, há diversos nós, os quais se vinculam uns aos outros, formando então o desenho de uma árvore.

Gráficos

Por fim, é preciso mencionar os gráficos, um tipo de estrutura de dados com um conjunto finito de nós. Entre cada um desses nós ficam as arestas, linhas que conectam um ao outro. Os itens aqui armazenados são não lineares e sua principal aplicação está na representação de sistemas, tais quais uma rede de computadores.

Como aplicar a estrutura de dados em seu cotidiano?

Com tantas informações descritas acima, parece complexa a aplicação desse conceito em seu cotidiano.

A verdade, no entanto, é que programadores se utilizam dessas lógicas em diversos momentos de suas carreiras. Para isso, devem antes se questionar sobre as funções e operações necessárias, a complexidade computacional do processo e a elegância da programação.

Dentro de uma empresa, a estrutura de dados pode surgir em inúmeras situações, fazendo com que seu conhecimento seja necessário. Bons exemplos dessas ocasiões são o gerenciamento de programas com coleções que precisam dar ou oferecer suporte, com relacionamento pai-filho, classificadas ou ainda em itens que não precisam ser pedidos.

. Veja também: 5 ferramentas de automação de dados que estão revolucionando a ciência dos dados.

Faça parte do banco de talentos da 2RP

Como é possível perceber com tudo o que foi dito nos parágrafos anteriores, a importância da estrutura de dados é cada vez maior. Logo, não é à toa que o mercado busca por profissionais capacitados e atualizados em mais essa tecnologia.

E uma dessas empresas é a 2RP, que busca por ingressantes no cenário de TI como Full Stack. O foco aqui é se desenvolver profissionalmente e participar de grandes e importantes projetos.

A 2RP é uma companhia com mais de 20 anos de atuação no mercado, disponibilizando soluções para análise de informação e desenvolvendo plataformas customizadas. Esse é o espaço perfeito para iniciar uma próspera carreira e se destacar no mercado de trabalho.

Ficou interessado? Entre em contato com a 2RP e se cadastre em nosso banco de talentos!

7 dicas para acelerar seu aprendizado em Machine Learning
Análise de Dados - 25/01/2022

7 dicas para acelerar seu aprendizado em Machine Learning

Quer se tornar um expert em Machine Learning? Este artigo tem dicas que facilitarão seu aprendizado. Acompanhe!

Leia mais
O que um cientista de dados precisa saber para trabalhar na 2RP?
Análise de Dados - 25/01/2022

O que um cientista de dados precisa saber para trabalhar na 2RP?

Quer ser um cientista de dados na 2RP? Preparamos um post com informações importantes sobre nosso time e cultura. Confira!

Leia mais
5 Certificações em ciência de dados que vão te dar uma vantagem no mercado
Análise de Dados - 25/01/2022

5 Certificações em ciência de dados que vão te dar uma vantagem no mercado

Conheça as principais certificações em ciência de dados para impulsionar a sua carreira

Leia mais