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Análise de Dados - 09.09.2020

Entenda como a Inteligência Artificial auxilia na análise documental

Descubra como soluções inteligentes contribuem na identificação de documentos fraudados

Entenda como a Inteligência Artificial auxilia na análise documental

Mesmo com a transformação digital, é comum as pessoas pensarem no papel quando o assunto é documentos. Afinal, esse formato faz parte da nossa cultura, sendo encontrado em cartas, decretos, registros civis, leis etc. Contudo, a produção de informação abrange outras fontes além do papel, o que exige um trabalho eficiente de análise documental.

À medida que uma empresa aumenta o domínio dos dados relacionados com o setor de sua atuação, maiores são as chances de ela tomar uma decisão inteligente e de oferecer produtos e serviços que conquistem o público-alvo. Se não houver essa mentalidade, uma companhia terá grandes dificuldades de se manter competitiva e relevante no mercado.

Neste artigo, vamos destacar vários itens relacionados com a análise documental e o impacto da tecnologia nessa atividade. Confira!

Análise documental: entenda a sua importância

Essa iniciativa consiste em uma técnica de pesquisa de qualidade, em que a busca pelas informações deve levar em consideração não apenas a coleta de materiais, mas também a fonte do conteúdo disponível. 

Atualmente, a sociedade está produzindo um número cada vez maior de dados. Esse aspecto exige um enorme cuidado no trabalho de pesquisa para constatar a veracidade das informações e avaliar se elas realmente vão agregar valor a um negócio.

Um exemplo simples, mas importante para entendermos esse conceito: um blog desconhecido publica uma notícia de que uma prefeitura vai abrir uma licitação para contratar serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Nesse caso, é essencial para a empresa interessada em participar do processo licitatório, confirmar a informação em uma fonte confiável para então elaborar uma estratégia adequada e disputar o certame.

Nesse caso do exemplo, é importante consultar o Diário Oficial, no qual foi publicado o Aviso de Licitação, e obter o edital no local informado pelo Poder Público.

Com a globalização da economia e o avanço tecnológico, a análise documental não está mais restrita aos documentos em papel. É necessário haver um cuidado com outras fontes, como mensagens de correio eletrônico, artigos (como exemplificamos) e conteúdos publicados em redes sociais (fotos, vídeos, áudios etc.).

Esse trabalho é de grande importância para o mundo corporativo, porque permite antever os movimentos dos consumidores e identificar o que é possível aperfeiçoar para obter resultados cada vez mais expressivos e atingir um crescimento sustentável.

Como a análise documental auxilia a evitar fraudes financeiras

Uma avaliação rigorosa da autenticidade dos documentos é uma das iniciativas mais importantes para o setor financeiro, já que contribui, de forma decisiva, para evitar perdas relacionadas com a tentativas de fraudes.

Esse cuidado é importante para um maior investimento em documentoscopia, ciência ligada à criminalística e responsável por identificar a autenticidade documental para o atendimento a demandas do Poder Judiciário. É um processo que engloba técnicas de análise por meio de equipamentos especializados.

Por haver uma enorme diversidade de documentos, os trabalhos relacionados com esse procedimento podem ser divididos em várias atividades, como:

·       Avaliação de moedas metálicas e do papel moeda;

·       Análise da escrita manual (grafotécnica);

·       Adoção da mecanografia (exame da escrita mecânica);

·       Exame da veracidade de selos;

·       Constatação do padrão adotado no alinhamento, formatação, fontes, fotos e outros itens em um documento.

Esses procedimentos são valiosos para a análise documental ser realizada com eficiência. Isso tem um grande peso no setor financeiro, pois a quantidade de fraudes relacionadas com a falsificação de documentos tem crescido nos últimos anos.

As instituições bancárias estão investindo na modernização tecnológica, tanto que é possível, em alguns casos, abrir uma conta corrente por meio do celular. Porém, é necessária uma grande cautela para confirmar a autenticidade das informações. Uma forma de fazer isso é investir em ferramentas de verificação automatizada de documentos.

Risco

Além da veracidade de documentos dos clientes, as instituições financeiras se preocupam com os riscos na tomada de decisão. Por exemplo, um banco pode, de acordo com os dados obtidos, verificar se vale a pena ou não conceder um empréstimo a um correntista.

Para esse trabalho ser efetivado com precisão, é essencial que a análise da documentação esteja dentro das melhores práticas do mercado. Assim, é possível ter uma visão ampla da realidade do cliente no momento e avaliar se vale a pena ou não conceder o crédito.

Os bancos adotam essa postura para reduzir ao máximo a inadimplência e manter uma carteira de investimentos mais robusta. Essa ação deve contar com o apoio dos funcionários para minimizar erros e obter negociações mais favoráveis.

Gestão de Fraude

A tecnologia tem contribuído de forma decisiva para a análise de documentos ser mais ágil e precisa. Muitas instituições do setor financeiro, por exemplo, têm investido em sistemas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), responsáveis por armazenar arquivos digitalizados, viabilizando a classificação e segmentação.

Essa iniciativa permite um grande controle no acesso aos documentos. Se uma fraude for identificada, é possível verificar os funcionários que autorizaram uma transação financeira de forma indevida. Assim, é possível até aplicar punições que devem seguir as regras do programa de compliance.

A inteligência Artificial aliada à análise documental

Para dar conta do enorme volume de documentos produzidos, muitas empresas têm apostado na inteligência artificial, que consiste na criação de sistemas dotados de capacidade para tomar decisões de forma automática com base um grande volume de dados.

Na gestão de documentos, a tecnologia de IA propicia dar mais dinamismo ao processo de análise documental e ajudar na extinção do armazenamento físico de papéis, com esses materiais estando seguros em um sistema web.

Essa ação viabiliza manter os documentos organizados de forma segmentada. Assim, o usuário tem mais facilidade em encontrar informações e fazer uma avaliação dos dados de forma mais precisa.

Para adotar a inteligência artificial seguindo as melhores práticas do mercado, é recomendado contar com parceiros experientes e qualificados. Um deles é a 2RP, criada em 1997, e com mais 20 anos de atuação no mercado financeiro.

Com foco em resultados, a empresa fornece soluções para a avaliação de dados em tempo real, o que é precioso para a tomada de decisão ser feita de forma correta e ágil. À medida que as informações têm um peso maior no mundo corporativo, é indispensável que a análise documental seja feita de maneira precisa, rápida e eficaz.

Se deseja conhecer soluções voltadas para a avaliação de documentos, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo. Estamos à disposição para tirar qualquer dúvida sobre os nossos serviços.

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