Blog

Sempre uma novidade te esperando

Conteúdos desenvolvidos por quem entende do assunto. Fique por dentro de tudo em primeira mão no nosso blog.

Análise de Dados - 08/02/2021

Como sistemas de automação contribuem para garantir a compliance de dados?

Entenda o papel da automação na prevenção de riscos e sequestro de dados nas empresas

Como sistemas de automação contribuem para garantir a compliance de dados?

 Ter procedimentos sólidos para manter as informações corporativas com um elevado nível de proteção é muito importante para minimizar os riscos de acessos indevidos provocados por cibercriminosos. Esse é um aspecto que precisa ser analisado pelos gestores com muita atenção, porque também impacta na credibilidade da instituição perante os stakeholders.

De fato, os cuidados com a segurança da informação precisam ser cada vez mais intensificados no mundo corporativo. Felizmente, uma alternativa para colocar isso em prática é por meio de softwares de automação que viabilizam ações ligadas ao compliance de dados.

Por isso, neste artigo, vamos apontar elementos que comprovam a necessidade das companhias investirem em tecnologia a fim de estarem mais prevenidas e capacitadas para diminuir os riscos de sequestro de dados.

Confira!

A importância e os desafios dos processos de compliance nas empresas

Adotar uma cultura de segurança não é uma tarefa simples em muitas organizações, porque, na maioria dos casos, gera mudanças significativas na rotina dos colaboradores. Apesar disso, é fundamental haver um trabalho para conscientizar a equipe das melhores práticas para manter as informações integras e disponíveis.

Uma maneira simples de isso ser efetivado é com a criação de uma política compliance de dados, que servirá de guia para todos os funcionários saberem o que deve ser feito para minimizar as possibilidades de hackers invadirem a rede corporativa.

Contar com um manual de procedimentos para gerenciar as informações também é muito relevante para uma instituição se adaptar aos parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020, no Brasil.

Afinal, dependendo da infração cometida, uma empresa pode receber uma multa de até R$ 50 milhões ou o correspondente a 2% do faturamento, o que reforça que as corporações devem estar preocupadas em implantar e seguir normas que priorizem o tratamento adequado de informações dos clientes e da própria organização.

O que é automação de dados?

Essa atividade consiste no uso de softwares com inteligência artificial, que realizam o gerenciamento dos dados com controle e auditoria. Ela pode envolver os sistemas e os aplicativos mais importantes de uma companhia, contribuindo para aperfeiçoar a gestão de informações, a comunicação e a geração de respostas.

A automação de dados viabiliza melhorar a performance, minimizar falhas humanas e tornar os colaboradores mais concentrados em iniciativas que proporcionem valor agregado. Por meio desse processo, é possível realizar muitas tarefas repetitivas e obter um enorme volume de informações com eficiência e economia. Isso também ajuda a obter insights para os gestores identificarem oportunidades de melhorias.

Portanto, contar com uma gestão estratégica das informações é benéfico não apenas para o compliance de dados, mas também para uma empresa escolher as melhores alternativas com foco em se consolidar no mercado. Uma vantagem que se torna ainda mais valiosa em virtude da transformação digital, que está modificando hábitos e maneiras de consumo no mundo inteiro com extrema velocidade.

Como a automação contribui para manter a compliance de dados nas empresas?

Com o avanço tecnológico, os dados passaram a ter um valor imensurável, porque, sendo devidamente gerenciados, podem indicar caminhos para vencer crises, inovar e aumentar os lucros de forma considerável.

Contudo, para isso se tornar realidade, uma iniciativa crucial é investir na automação. Isso porque, por meio de softwares é possível ter mais facilidade em estruturar as informações e analisá-las de maneira mais precisa.

Além disso, essa tecnologia facilita os processos de compliance de dados, pois a empresa vai adotar regras para utilizar as fontes de informações dentro das melhores práticas do mercado. Assim, uma companhia estará mais preparada para digitalizar os serviços e adotar recursos para transformar o conhecimento gerado em algo compreensível por máquinas.

Por fim, também vale destacar que uma automação de dados realizada de forma estratégica e correta contribui para adotar procedimentos na gestão das informações que estejam de acordo com a LGPD e outras normas do nicho em que cada companhia atua. 

Implante novas soluções de automação com a 2RP

É bastante positivo ter um olhar atento para a automação de dados e reconhecer que esse mecanismo pode proporcionar ganhos consideráveis. Por outro lado, é preciso ter critério e bom senso para escolher soluções que permitam ter um acesso mais prático e estratégico às informações diferenciadas para uma companhia.

Por isso é indispensável escolher um parceiro que seja capaz de oferecer recursos tecnológicos de ponta. E no segmento de automação de dados, a 2RP, em parceria com a Io-Tahoe, disponibiliza soluções que ajudam a analisar informações com eficiência e a usá-las a favor do seu negócio.

E tudo isso agrega mais valor quando há um investimento consistente no compliance de dados, uma vez que colabora para criar uma cultura voltada para o uso de dados de forma praticamente perfeita.

Se está em busca de soluções inovadoras para superar a concorrência, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para ajudá-lo a obter um desempenho notável! 

7 dicas para acelerar seu aprendizado em Machine Learning
Análise de Dados - 08/02/2021

7 dicas para acelerar seu aprendizado em Machine Learning

Quer se tornar um expert em Machine Learning? Este artigo tem dicas que facilitarão seu aprendizado. Acompanhe!

Leia mais
O que um cientista de dados precisa saber para trabalhar na 2RP?
Análise de Dados - 08/02/2021

O que um cientista de dados precisa saber para trabalhar na 2RP?

Quer ser um cientista de dados na 2RP? Preparamos um post com informações importantes sobre nosso time e cultura. Confira!

Leia mais
5 Certificações em ciência de dados que vão te dar uma vantagem no mercado
Análise de Dados - 08/02/2021

5 Certificações em ciência de dados que vão te dar uma vantagem no mercado

Conheça as principais certificações em ciência de dados para impulsionar a sua carreira

Leia mais