Blog

Sempre uma novidade te esperando

Conteúdos desenvolvidos por quem entende do assunto. Fique por dentro de tudo em primeira mão no nosso blog.

Análise de Dados - 08/03/2022

Como algoritmos de IA contribuem para otimizar as operações pré-transacionais?

Entenda como como a inteligência artificial tem atuado no mercado financeiro, especificamente na otimização de operações pré transacionais.

Como algoritmos de IA contribuem para otimizar as operações pré-transacionais?

Atualmente, com aplicativos cada vez mais inteligentes e funcionais, é possível fazer operações financeiras em qualquer lugar que tenha conexão com a internet.

Mas a tecnologia não está apenas nos smartphones. Na outra ponta, cada operação financeira é cuidadosamente analisada para intervir possíveis tentativas de fraudes, assaltos e desvios.

É assim que todos os estágios do ciclo de vida do cliente são alcançados por soluções cada vez mais inovadoras. E é sobre a importância dessa tecnologia que avança cada vez mais com o uso da Inteligência Artificial, que falaremos hoje.

Confira!

As dificuldades dos modelos tradicionais de validação de dados dos clientes

Bancos, assim como outros tipos de instituições financeiras, são movidos a operações transacionais. Afinal, elas permitem ganhos com juros, vendas de produtos e outras soluções voltadas para os mercados.

Entretanto, para que cheguem a esse ponto, as companhias precisam seguir uma série de etapas que consideram a análise de documentos e outros dados pessoais. E nesse processo, até que o cliente consiga desfrutar de seus serviços financeiros, já terá passado por muitas experiências morosas que acabam por criar uma lembrança negativa.

Além de toda a má experiência pela qual passam os usuários, o processo tradicional para validar os dados para cadastro é também custoso: as horas dos colaboradores são tomadas, a papelaria da agência precisa ser manuseada com cópias de documentos, a estrutura física fica ainda mais comprometida e, principalmente, o risco de fraude é maior. 

Não por acaso, uma pesquisa realizada pela gestora de investimentos, Constellation Asset Management, publicada no Estadão, indicou que 62% dos correntistas preferem utilizar os serviços dos bancos digitais.

Menos burocracia, menos papelada e menos tempo perdido conquistam cada vez mais novos clientes.

. Veja também: Estrutura de dados: Tudo o que você precisa saber sobre o conceito e sua aplicação

O papel da inteligência artificial no mercado financeiro

Se para o consumidor, a digitalização dos bancos é essencial para navegar nas aplicações, para os bancos o avanço tecnológico é indispensável para todo o processo.

Por isso, a implementação da Inteligência Artificial vem sendo aplicada no back e front office com o intuito de oferecer inovação, automatizar operações e, principalmente, detectar fraudes.

Além das experiências positivas proporcionadas, os bancos também estão atentos às oportunidades de usar a tecnologia para economizar: a estimativa da fintech Autonomous Research, é de que os custos nos bancos tradicionais poderiam ser reduzidos em 22% até 2030, o que significa U$1 trilhão em aplicações.

Entre os principais benefícios alcançados com a Inteligência Artificial, estariam:

·      Redução nos balcões de varejo e caixas das agências

·      Uso da IA para compliance e processamento de dados

·      Automatização de sistemas de cobranças

No uso de aplicativos, toda a análise realizada com a Inteligência Artificial permite indicar os melhores produtos conforme o perfil do cliente, assim como oferecer empréstimos em tempo real.

Essa busca constante por inovação por parte dos bancos tradicionais não é à toa. Segundo a PwC, as empresas financeiras estão entre as que alcançam menor eficiência com as soluções tecnológicas. Apenas 26% dos executivos financeiros disseram utilizar as possibilidades que os dados trazem – uma taxa baixíssima se analisarmos o volume de informações coletadas pelas instituições tradicionais.

Com o uso da IA, todo esse volume de dados poderá ser padronizado para indicar as soluções e oportunidades necessárias no setor. Somada às possibilidades de Machine Learning, aumentarão muito as chances de as instituições oferecerem os produtos certos, na hora certa para seus clientes.

Como a IA atua dentro das operações pré-transacionais?

Os benefícios da tecnologia são inegáveis para os bancos. Mas para que sejam totalmente alcançados, o primeiro passo deve ser o de implementar soluções inteligentes já nas operações pré-transacionais.

Essas operações, como vimos no início do artigo, correspondem às análises morosas dos documentos dos clientes. E um dos principais desafios dessa etapa com o uso da tecnologia, é a leitura correta dos documentos.

Isso porque a captura de documentos como imagens não possibilita que suas informações, como nome, data de nascimento e registro sejam lidos como texto: elas permanecem como JPG, PNG, entre outros. 

Por isso, há tanta importância de tecnologias como a OCR, que leem esses formatos de imagem e, por meio da Inteligência Artificial, fazem com que esses documentos sejam cadastrados com suas devidas informações de texto, agilizando o processo.

Além disso, esse tipo de solução consegue aprimorar a leitura dos mais diferentes tipos de informações, ainda que com novos tipos de letras, por meio de Machine Learning, elevando sua eficiência nos processos pré-transacionais.

Reforço contra fraudes

Além da eficácia em agilizar os processos de cadastros para as mais diferentes necessidades, esse tipo de Inteligência Artificial também abrange análises sobre todas as informações de validação dos documentos.

Com a OCR, é possível analisar as datas de emissão dos documentos, cidades, possíveis alterações realizadas nos últimos anos e até mesmo verificar se os nomes dos delegados são os mesmos (nas análises de RG).

É por meio dessa análise aprofundada, mas realizável em poucos minutos, que as instituições financeiras conseguem reforçar sua precaução e impedir instantaneamente as tentativas de fraudes – o que seria impossível por meio de processos manuais.

Com essa tecnologia, mesmo as novas tentativas de golpes entram para o sistema de aprendizado, reforçando ainda mais seu aprendizado.

. Veja também: Como bancos podem utilizar as redes neurais contra as fraudes financeiras?

Conheça o Vision4Docs da 2RP

Robusto, inteligente e com aprendizado contínuo, o Vision4Docs da 2RP é uma solução que tem Inteligência Artificial e Machine Learning para fazer verificações precisas e seguras em diferentes tipos de documentos.

Com ele, é possível analisar informações que estão gravadas em formato de imagem e extrair todos os dados necessários em apenas alguns segundos, economizando tempo de análise e reforçando a segurança.

Com o Vision4Docs, sua empresa:

·      Identifica e classifica o tipo de documento apresentado

·      Analisa a qualidade das imagens

·      Verifica a validade das informações apresentadas nos documentos

·      Categoriza os dados para oferecer classificações

·      Oferece análises fáceis sobre históricos e alterações

Reduza os riscos de fraudes em sua empresa e incremente soluções de tecnologia nos processos pré-transacionais. Fale com um analista 2RP e solicite uma demonstração hoje mesmo!

5 Maneiras de aumentar a segurança das transações em seu negócio
Análise de Dados - 08/03/2022

5 Maneiras de aumentar a segurança das transações em seu negócio

Conheça soluções tecnológicas que aumentam a segurança das transações em seu negócio.

Leia mais
Quais cuidados sua empresa deve tomar para prevenir fraudes sem prejudicar a experiência do cliente no processo de onboarding?
Análise de Dados - 08/03/2022

Quais cuidados sua empresa deve tomar para prevenir fraudes sem prejudicar a experiência do cliente no processo de onboarding?

Entenda como o onboarding digital contribui para reduzir fraudes e melhorar a experiência do novo cliente

Leia mais
Estágio em TI: Como a 2RP pode ajudar no início da sua carreira?
Análise de Dados - 08/03/2022

Estágio em TI: Como a 2RP pode ajudar no início da sua carreira?

Um artigo mostrando porque começar a carreira na 2RP

Leia mais