Blog

Sempre uma novidade te esperando

Conteúdos desenvolvidos por quem entende do assunto. Fique por dentro de tudo em primeira mão no nosso blog.

Análise de Dados - 17/05/2022

5 Maneiras de aumentar a segurança das transações em seu negócio

Conheça soluções tecnológicas que aumentam a segurança das transações em seu negócio.

5 Maneiras de aumentar a segurança das transações em seu negócio

O advento e a evolução da internet facilitaram muitos processos, mas trouxeram preocupação a respeito da segurança das transações. Sem dúvida alguma, a operação se tornou muito mais ágil, prática e móvel. Ainda assim, independentemente se sua empresa realiza operações financeiras em TED, DOC ou PIX, é bom se atentar. Felizmente, há maneiras de aumentar a proteção, tanto para você quanto para seus clientes.

Ficou interessado e quer saber mais sobre a segurança das transações? Então confira os parágrafos a seguir, nos quais você encontrará 5 excelentes formas de proteger suas operações e proteger seu negócio.

Por que se interessar sobre a segurança nas transações?


Ao visualizar propagandas na televisão e na internet, todos ficam com a impressão de que os processos bancários são totalmente seguros. A realidade, porém, é que há muitos interessados nesse tipo de situação, que fazem de tudo para ter acesso a esses dados. Não à toa, a preocupação com a segurança dessas transações está cada vez maior entre os empreendedores brasileiros.

Infelizmente, a quantidade de fraudes e golpes cresce ano a ano, afetando diretamente tanto empresas quanto consumidores. Para se ter uma ideia, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) afirma que houve um salto de 165% nas fraudes contra clientes de bancos. A análise leva em consideração o primeiro semestre de 2020 e o mesmo período de 2019. Para se precaver de tal situação, o mais indicado é contar com a tecnologia na captura e manejo de dados financeiros.

 

5 formas de aumentar sua segurança nas transações


A boa notícia de toda essa discussão é que sim, é possível aumentar a segurança nas operações financeiras. Para isso, entretanto, se faz necessário investir em algumas técnicas e ferramentas que possam te auxiliar. Esse conjunto de estratégias torna mais complicado o acesso às informações, o que por consequência espanta hackers e outros mal-intencionados.

Este é, afinal, o grande objetivo de todo esse projeto. Ainda que não se possa garantir que não haverá invasões, você pode torná-las mais difíceis. Dessa forma, mesmo que tentem, haverá um maior grau de complexidade em acessar os dados. Assim, confira abaixo 5 das principais táticas para melhorar o seu sistema de proteção financeira.

 

1.   Segurança de dados

Quando se fala de qualquer ataque nos dias atuais, é quase certo que seu grande objetivo é acessar os dados da empresa. Mais interessante do que roubar um montante de um usuário é ter as informações de milhares deles. Assim, esse é o principal foco de quem busca invadir sua rede.

Sabendo disso, se faz necessário considerar a segurança não somente das transações, mas também dos dados. Uma boa política interna de segurança auxilia, mas é indispensável a utilização de tecnologias como a criptografia para proteger dados e informações. Apostar em outas soluções, tais como a autenticação em duas etapas e a biometria, é outra técnica altamente recomendada.

 

2.   Compliance

No mundo corporativo, se preocupar com compliance representa seguir todo o aspecto legal e regulamentar de qualquer atividade. No campo financeiro, então, esta pode ser entendida como uma maneira de respeitar todas as regras, normas e boas práticas do setor a fim de garantir a segurança das transações.

 Bons exemplos de tal estratégia são a verificação em transferências acima de determinado valor, bem como o controle de qualquer caso que possa afetar seu patrimônio. Na prática, então, pode-se entender que ao seguir tudo o que a legislação dita, uma empresa se encontra em posição mais confortável frente aos invasores.

 

3.   Sistemas de verificação de fraudes

Em diversos pontos deste texto foi citado que a tecnologia pode ser uma grande aliada neste momento. De fato, há soluções interessantes para proteger tanto empresas quanto clientes e as próprias transações. Buscar pela mais interessante e investir nesses sistemas se torna, portanto, responsabilidade sua.

Há disponíveis no mercado, hoje, inúmeras opões para esse tipo de situação que te auxiliam, principalmente, na verificação de fraudes. Biometria, Face Match e CRO para documentos são apenas algumas das ferramentas que podem ser úteis nesse ponto. Ao atuar junto a elas, você diminui seus riscos e provê um ambiente mais seguro para seus consumidores e suas transações.

 

4.   Análise de risco de crédito

Apostar na automatização dos processos internos é outra maneira eficaz de se blindar dos ataques. Esse tipo de solução tem como objetivo realizar uma busca ultrarrápida e avaliar o crédito de determinada pessoa. Para isso, se utiliza de machine learning, redes neurais e reconhecimento de comportamento.

Vale destacar ainda que tudo isso pode ser customizável, adequando assim a tecnologia à sua situação em específico. Das regras determinadas ao nível de segurança das transações, tudo pode ser configurado e aprimorado para trazer os melhores resultados. Além disso, essa é também uma solução que garante um maior índice de produtividade para sua equipe e menos ameaças aos compradores.

 

5.   Processamento de pagamento automatizado

Como já mencionado, há ferramentas para todos os tipos de necessidade à sua disposição atualmente. Uma delas, então, se destaca por aumentar a segurança das transações e, ao mesmo tempo, melhorar seu relacionamento com novos clientes. Essa é a automatização dos processos de pagamento.

Em primeiro lugar, esse á uma opção que retira a parte manual da operação, o que por si só já reduz os riscos. Além de falhas humanas, são evitadas também pequenas brechas para invasões. Além disso, essa se apresenta como uma solução interessante por facilitar o processo de pagamento como um todo. Dessa forma, com uma experiência mais segura, rápida e eficiente, os clientes tendem a criar uma opinião positiva sobre você.

 

Descubra mais sobre a segurança das transações com a 2RP


Não é novidade alguma que, num mundo conectado como o atual, os riscos estão por toda parte. Não à toa, empresas que demonstram preocupação com a segurança de suas transações são mais bem avaliadas por sua clientela. Para isso, porém, o mais indicado é contar com parceiros que te auxiliem neste projeto, agregando conhecimento e experiência a ele.

A 2RP é uma companhia com mais de 20 anos de atuação no mercado, disponibilizando soluções para análise de informação e desenvolvendo plataformas customizadas. A empresa atua com ferramentas que auxiliam no processo de pagamento e aumentam consideravelmente a proteção dos dados e das operações bancárias.

Ficou interessado? Entre em contato com um dos especialistas da 2RP e tire todas suas dúvidas sobre essa tecnologia!

7 dicas para acelerar seu aprendizado em Machine Learning
Análise de Dados - 17/05/2022

7 dicas para acelerar seu aprendizado em Machine Learning

Quer se tornar um expert em Machine Learning? Este artigo tem dicas que facilitarão seu aprendizado. Acompanhe!

Leia mais
O que um cientista de dados precisa saber para trabalhar na 2RP?
Análise de Dados - 17/05/2022

O que um cientista de dados precisa saber para trabalhar na 2RP?

Quer ser um cientista de dados na 2RP? Preparamos um post com informações importantes sobre nosso time e cultura. Confira!

Leia mais
5 Certificações em ciência de dados que vão te dar uma vantagem no mercado
Análise de Dados - 17/05/2022

5 Certificações em ciência de dados que vão te dar uma vantagem no mercado

Conheça as principais certificações em ciência de dados para impulsionar a sua carreira

Leia mais