Blog

Sempre uma novidade te esperando

Conteúdos desenvolvidos por quem entende do assunto. Fique por dentro de tudo em primeira mão no nosso blog.

Análise de Dados - 10/03/2022

12 dicas sobre como se destacar no mercado como full stack

Dicas para os profissionais full stack se destacarem no mercado

12 dicas sobre como se destacar no mercado como full stack

Quem atua como full stack sabe: esse é um cargo bastante procurado e valorizado pelo mercado. Inclusive, falamos sobre como é sua atuação, bem como as principais oportunidades nesse mercado, no último artigo.

Se você ainda não exerce essa profissão, mas deseja alcançá-la, saiba que o mercado está sempre com vagas abertas, mas é preciso estudar muito para chegar às melhores.

E como a nossa meta é ajudar você a alcançar o máximo desenvolvimento profissional, hoje falaremos um pouco mais sobre as habilidades, certificações e tudo o mais que é necessário para ser um desenvolvedor full stack completo e desejado pelo mercado.

. Veja também: O que significa ser um desenvolvedor full stack?

Temos a certeza de que serão ótimas dicas e funcionarão como um bom guia para você chegar ao nível que deseja.

Siga conosco e confira!

1. Saiba um pouco de tudo, mas escolha um foco principal

O desenvolvedor full stack é um profissional que domina bem o front-end e o back-end. Um dos principais diferenciais desse profissional é a sua versatilidade, sendo assim, esse profissional é acionado para trazer todas as soluções possíveis.

Mas de nada adianta atuar para diferentes necessidades e não cumprir corretamente as funções, certo? Então também é importante se aprofundar em conhecimentos específicos.

Isso é o que os recrutadores chamam de “T” shape - um profissional que oferece profundo domínio em uma determinada função, mas também abrange outros conhecimentos complementares.

2. Comece pelo front-end e back-end


Comece pelos fundamentos do front end. Estude HTML 5/CSS, JavaScript e outras ferramentas que atuam com design responsivo. E para o back-end, aprofunde-se em alguma linguagem na qual tem interesse, seja PHP, C#, Java ou Python. Vá subindo degrau por degrau até sentir que você já é um “pró”.


3. Siga para as certificações DNS e SSL

Entender como funcionam os domínios é um requisito importante para um full stack. Isso porque os projetos, geralmente, começam por lá. Nesse caso, as certificações DNS e SSL aparecem como imprescindíveis para configurar corretamente o ambiente.

4. Estude as soluções de experiência para o usuário

Já não é segredo ou novidade: todo projeto precisa oferecer uma boa experiência de navegação para o usuário. Essa, inclusive, é uma orientação do Google sobre seus algoritmos.

Nesse caso, além das soluções front-end, o desenvolvedor full stack pode aprofundar seus conhecimentos em UX e derivados.

5. Entenda as aplicações mobile

Um desenvolvedor full stack que estuda aplicações mobile ganha um destaque ainda maior no mercado. Afinal, os smartphones são os dispositivos mais utilizados pelos usuários. Praticamente qualquer empresa deseja ter seu próprio aplicativo, o que faz com que esse mercado movimente bilhões de dólares em todo o mundo.

6. Saiba utilizar as metodologias ágeis

Agilidade e flexibilidade são adjetivos mandatórios no mercado de trabalho. Mas, mais do que isso, foram adaptados em verdadeiras culturas em empresas de tecnologia.

Com as metodologias ágeis, você se adapta a essa necessidade por parte das equipes, acelera sua forma de atuação e entrega resultados ainda melhores.

Entre os principais tipos dessas metodologias, estão:

·      Scrum

·      Lean

·      Kanban

·      Extreme Programming

·      Feature Driven Development (FDD)

·      Microsoft Solution Framework

·      Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos

7. Conheça métodos de segurança

Com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados) no Brasil, as empresas estão ainda mais atentas a quaisquer vazamentos de dados dos usuários. Isso porque, se isso acontecer, pode gerar multas que chegam aos R$ 50 milhões.

Logo, um profissional que está devidamente treinado para atuar com regras de utilização dos dados tende a ser mais valorizado pelas equipes de TI.

8. Entenda sobre gerenciamento de projetos

Uma das profissões mais demandadas em empresas de todos os portes, é o gerente de projetos. Com isso, é o desenvolvedor full stack que vem assumindo essa responsabilidade.

Essa é uma habilidade que vai além dos conhecimentos técnicos em tecnologia: saber administrar entregas e responder por elas é um diferencial e tanto.

9. Aprofunde o conhecimento em negócios

A ideia não é ter um perfil mais comercial, mas desenvolver a expertise de traduzir cada projeto em oportunidades comerciais.

Ao saber sobre os principais aspectos do negócio, especialmente, as dores e necessidades do cliente, fica ainda mais fácil de criar soluções que tragam diferenciação no mercado e, com isso, maior destaque profissional.

10. Domine a estrutura de Cloud Computing

A computação em nuvem revolucionou as soluções tecnológicas. Seja para a utilização de ferramentas no trabalho remoto, no reforço quanto à segurança ou no desenvolvimento de novas soluções, é muito importante saber utilizar o ambiente em nuvem ao seu favor.

11. Atue conforme o DevOps

DevOps é uma cultura que promove a colaboração e integração dos desenvolvedores. Isso é especialmente importante para aperfeiçoar soluções, corrigir erros e agilizar entregas. Essa é, sem dúvidas, uma das metodologias mais valorizadas pelas equipes e na qual vale a pena se aprofundar para desenvolver senso de parceria, empatia e eficiência.

12. Aperfeiçoe seu nível de inglês

Como profissional de tecnologia você deve saber o quanto é importante estudar inglês. Isso porque os principais livros, cursos e certificações são oferecidos nesse idioma.

Como desenvolvedor full stack, portanto, você estará em busca de conhecimento constante em fóruns, workshops e outros eventos direcionados. Além disso, em grandes empresas, não será raro se comunicar com profissionais de outras partes do mundo – afinal, a carreira de TI não tem barreiras.

. Veja também: 4 habilidades que profissionais de TI devem desenvolver para se adequar à gestão ágil de equipes.

Busque um bom entendimento para a leitura e fluência na conversação. Para as grandes oportunidades isso fará total diferença.

Faça parte do banco de talentos da 2RP

Na busca de novos talentos da área de TI, a empresa 2RP vem expandindo a sua equipe para agregar inovação, criatividade, comprometimento e qualidade em seu negócio.

Com atuação global no desenvolvimento de plataformas customizadas de Gestão de Risco e Análise de Dados, que contribuem na tomada de decisão e no alcance de resultados, a organização oferece amplo desenvolvimento profissional e conta com especialistas da tecnologia que tornam a experiência de trabalhar na empresa, ainda mais, incrível.

Venha fazer parte do nosso time! Cadastre o seu currículo em nosso banco de talentos.

5 Maneiras de aumentar a segurança das transações em seu negócio
Análise de Dados - 10/03/2022

5 Maneiras de aumentar a segurança das transações em seu negócio

Conheça soluções tecnológicas que aumentam a segurança das transações em seu negócio.

Leia mais
Quais cuidados sua empresa deve tomar para prevenir fraudes sem prejudicar a experiência do cliente no processo de onboarding?
Análise de Dados - 10/03/2022

Quais cuidados sua empresa deve tomar para prevenir fraudes sem prejudicar a experiência do cliente no processo de onboarding?

Entenda como o onboarding digital contribui para reduzir fraudes e melhorar a experiência do novo cliente

Leia mais
Estágio em TI: Como a 2RP pode ajudar no início da sua carreira?
Análise de Dados - 10/03/2022

Estágio em TI: Como a 2RP pode ajudar no início da sua carreira?

Um artigo mostrando porque começar a carreira na 2RP

Leia mais